Prefeitos de vários municípios paraibanos participaram do ato SOS Transposição, neste domingo (1º de setembro) e cobraram providências do governo Federal para a retomada do bombeamento das águas do eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.

Prefeitos da região do Cariri Ronaldo Queiroz (Gurjão), Eden Duarte (Sumé), Célio Barbosa (São João do Tigre) , Inácio Nóbrega (Amparo) , Adriano Wolff (São Sebastião do Umbuzeiro), Jefferson Roberto (São José dos Cordeiros), Jurandir (Taperoá), Márcia Lucena (Conde), Celecileno (Monteiro), além de prefeitos de municípios pernambucanos, a exemplo de Antônio Almeida, de Sertânia participaram do ato em Monteiro.

O prefeito de Gurjão e presidente da Amcap, Ronaldo Queiroz, lembrou que os municípios do Cariri passaram seis anos ininterruptos sem água e só sabe como foi difícil quem aqui convive. “A chegada das águas da Transposição representou a esperança de todos os Nordestinos e nós prefeitos sabemos da importância da retomada no bombeamento para a Paraíba. É com a água da Transposição que nossos agricultores e pecuaristas podem produzir e o povo tenha acesso a água em suas casas. Com água e estrada podemos lutar para atração de novos investimentos e empresas para nossos municípios, pois uma empresa não se instala num local sem acesso e abastecimento de água. Por isso a Transposição é uma luta de todos”.

O prefeito de Sumé, Eden Duarte, destacou a importância da transposição para o desenvolvimento econômico, social, agrícola e para garantir água à população como vinha ocorrendo até fevereiro deste ano. “Vamos pedir socorro para que o Governo Federal possa olhar com maior cuidado os problemas da obra e que não percamos essa grande conquista. Assim como comemoramos a chegada das águas em 2017. Vamos continuar cobrando para que ela possa chegar novamente ao Rio Paraíba, em Monteiro, e levar água aos municípios”, completou Eden.