A divulgação do calendário do futebol brasileiro 2020, na tarde desta quinta-feira, veio acompanhada de uma notícia importante para os 68 clubes da Série D do Campeonato Brasileiro. No próximo ano, a Quarta Divisão será maior e teve o número de datas ampliado. Em comunicado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que a competição será estendida para 26 datas, com um novo modelo de disputa. O início da Série D de 2020 acontece no dia 3 de maio e a final em 22 de novembro.

CBF divulga calendário de 2020: Brasileirão para em data Fifa, mas segue durante a Copa América

A Série D do Brasileiro passa das atuais 16 datas para 26. Para ampliar a competição no calendário, a CBF anunciou uma mudança na fórmula de disputa, que terá uma fase preliminar com oito clubes. A entidade ainda não detalhou como será essa fase.

Assim, a fase de grupos da Série D contará com 64 times (e não 68 como nos últimos anos). Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.

Depois de quatro, a Série D passa a ter um novo formato. Em 2016, a Quarta Divisão teve um inchaço de clubes, passou de 40 para 68 participantes. Os times eram divididos em 17 grupos, com quatro equipes em cada, e a competição acabou organizada para ser encerrada entre os meses de setembro e agosto, motivo de críticas por parte de jogadores e dos clubes, que questionavam o porquê de uma competição curta. Atletas chegaram a protestar publicamente o fato da fase de grupos encerrar em junho, no primeiro semestre do ano e relataram situação de desemprego.

Segundo a CBF, "o calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas da competição".

COMO FOI A SÉRIE D EM 2019?

1ª fase: 04 de maio a 09 de junho2ª fase: 17 de junho e 23 de junho3ª fase (oitavas de final): 30 de junho e 7 de julho4ª fase (quartas de final): 14 de julho e 21 de julho5ª fase (semifinais): 28 de julho e 04 de agosto6ª fase (final): 11 de agosto e 18 de agosto

SÉRIE D 2020

Pré-Serie D: 8 equipesFase de grupos: oito chaves com oito times3ª fase: início do mata-mata com os 32 classificadosOitavas de finalQuartas de finalSemifinaisFinal

Calendário 2020

Brasileiro Série A: 3 de maio a 6 de dezembroBrasileiro Série B: 2 de maio a 28 de novembroBrasileiro Série C: 3 de maio a 8 de novembroBrasileiro Série D: 3 de maio a 22 de novembro

Repercussão na web